
COMO PARTICIPAR
Em nossa Missão todos são bem vindos!
O mundo hodierno expressa uma grande necessidade de ver “Deus próximo do homem, sobretudo quando estes sofrem, quando são ameaçados no núcleo de sua existência e de sua dignidade”. (cfr. Dives in Misericordia, 2). Na complexidade de toda a pobreza, fica a extrema necessidade de “ver” o amor de Deus nas obras de misericórdia espirituais e corporais. Surge daí o grupo desses irmãos e irmãs missionários, com o empenho de trabalhar na comunhão eclesial por uma descoberta, valorização e atuação das obras de misericórdia sob a espiritualidade católica, para viver aquilo que Deus veio dar à humanidade: a participação em seu Amor, vivido na caridade fraterna.
FORMAS DE PERTENÇA
BENFEITORES e AMIGOS - 3º ELO:
São as pessoas de bem que acreditam em nosso ideal e na relevância de nossa proposta para a Igreja e para o mundo, e livremente contribuem para que muitos obstáculos sejam superados, pois questões econômicas nos dificultam proporcionar aos futuros membros e assistidos condições que favoreçam sua formação integral e a realização de nossos projetos. Neste sentido, convido você a fazer parte desta missão, tornando-se um sócio contribuinte, a doação em espécie ou do ser trabalho profissional. Sua colaboração será mais que uma mera doação, será acreditar na certeza de que o carisma da Missão Koinonia, de “Aliviar o sofrimento e Infundir vida” continuará a ressoar nos corações de todos aqueles aonde esta obra chegar.
MEMBROS DE VIDA e ALIANÇA - 1º e 2º ELO:
São pessoas católicas praticantes, voluntárias, dispostas e que desejam partilhar deste mesmo ideal de amar a todos acima de tudo e sem distinção, perseverando unidos na oração, na partilha do pão e nos ensinamentos de Cristo.
Os Membros de Vida são aqueles que doam suas vidas em tempo integral por esta obra, e os MEMBROS DE ALIANÇA, são aqueles que na sociedade no ambiente familiar e profissional vivem esta este carisma.
Homens e mulheres que desejam ardentemente viver a Koinonia Cristã (comunhão/unidade) como proposta de reconciliação das pessoas com Deus, levando aos pobres físicos e espirituais o anúncio da salvação, em particular através da espiritualidade católica.
Os Missionários e Missionárias da Comunhão têm a missão de representar no mundo a bondade de Deus através das obras de misericórdia sejam elas espirituais ou corporais;
Devem despojar-se de sua própria vontade, não somente diante das coisas supérfluas do mundo, mas diante de si mesmos, submetendo a própria vontade como barro “nas mãos do oleiro”;
Apoiados no imenso Amor de Deus e na sua infinita Misericórdia oferecendo-se como oblação na vida dos mais necessitados, contemplando os sofrimentos do Senhor, unindo-se ao Seu amor, e nas chagas de Jesus, reconhecer e amar as chagas dos irmãos glorificando assim a sua Santa Ressurreição.
Após um período de acompanhamento, discernimento e formação, fará seus vínculos de união fraterna, assumindo o compromisso de viver livremente no seu estado de vida como casado (a), solteiro (a), viúvo (a), celibatário ou consagrado (a) as virtudes: da espiritualidade, acolhida, disponibilidade, fidelidade, pobreza, obediência, castidade, alegria, amor, perdão e misericórdia.
Usará como sinal distintivo deste vínculo a cruz com a descrição “JESUS” expressando nossa pertença a Ele e nos comprometendo a viver os seus ensinamentos, e o “anel de tucum” como símbolo da opção preferencial pelos pobres.
FAÇA PARTE DESTA MISSÃO
“Deus nunca força a nossa livre vontade. De nós, depende se queremos aceitar a graça de Deus, ou não, se queremos colaborar com ela, ou desperdiçá-la”.
(Diário, 1107);